top of page

Meus Serviços

Procure ajuda o quanto antes.

Além de alterações físicas, as alterações hormonais também podem causar transtornos emocionais - com prejuízos na autoestima em um período da vida em que a criança e o adolescente tem necessidade de ser aceito e admirado pelos colegas. Nesta fase, ser "diferente" (o maior ou menor da turma, o primeiro ou o última a iniciar a puberdade, estar acima ou abaixo do peso, precisar aplicar insulina) podem deixá-los inseguros.  Portanto, ter o especialista como apoio  - para fazer o tratamento quando for necessário ou para orientar quando estiver tudo bem, pode ser transformador na vida do seu filho. Além disso, algumas doenças quando não são tratadas desde o início e da maneira correta podem causar prejuízos permanentes no crescimento e no desenvolvimento das crianças.

Tranque a porta ao usar o banheiro! (4).png
DRA_edited.png

DIABETES

O Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e acontece quando os anticorpos destroem o pâncreas. Essa destruição faz com que o pâncreas pare de produzir insulina.  O diabetes tipo 1 é o tipo de diabetes mais comum na infância - precisa de tratamento e  muito aprendizado e educação em diabetes. O diabetes tipo 2 acontece por uma dificuldade na ação de insulina, é menos comum, mas também pode acometer as crianças - está principalmente relacionado à obesidade.

DRA_edited.png

PUBERDADE PRECOCE

Consideramos normal quando os sinais de puberdade iniciam após os 8 anos nas meninas e após os 9 anos nos meninos.  O início precoce da puberdade pode ser tratado. O tratamento é muito seguro e eficaz. Se não for feito o tratamento, corremos o risco de promover desajuste social, aumento do risco de câncer de mama e piora do crescimento. 

Após o início da puberdade, o ritmo de evolução do desenvolvimento também precisa ser acompanhado pelo endocrinologista Pediátrico. A evolução muito rápida ou muito lenta também podem causar repercussões.

DRA_edited.png

PIG E PREMATURO

Crianças que nasceram PIG (pequena para idade gestacional) e prematuras tem mais risco de desenvolverem alterações do crescimento e doenças metabólicas como alterações do colesterol, obesidade, diabetes e pressão alta.

Esses pequenos precisam de acompanhamento criterioso para detecção precoce e tratamento correto dessas alterações. 

DRA_edited.png

ALTERAÇÕES DO COLESTEROL

Os níveis elevados de colesterol depositam nos vasos e aumentam o risco de AVC e infarto em idade jovem.  As alterações de colesterol são silenciosas - só podemos detectar nos exames de sangue. Crianças também poder ter alterações do colesterol e essas alterações precisam de tratamento.  O tratamento pode ser feito com ajustes na alimentação, prescrição de atividade física e medicações. A decisão do melhor tratamento precisa ser feita considerando os riscos familiares, as doenças que a criança tem e o nível de elevação do colesterol. Esse tratamento precisa ser feito pelo Endocrinologista Pediátrico.

DRA_edited.png

OBESIDADE

Crianças com excesso de peso precisam de tratamento. A obesidade traz repercussões na infância que vão durar por toda a vida. Crianças obesas tem mais risco de ter depressão, ansiedade e baixa autoestima - além do grande risco de doenças como pressão alta, diabetes e alterações do colesterol. O apoio do Endocrinologista Pediátrico é fundamental para mudar esse resultado. 

DRA_edited.png

BAIXA ESTATURA

É normal quando a criança tem altura dentro dos limites do gráfico de crescimento, tem altura adequada de acordo com o canal genético (o canal familiar) e tem o ritmo de crescimento normal. Esse acompanhamento precisa ser feito com as curvas de crescimento. 

A criança que é menor que outras crianças da mesma idade, menor que o canal familiar de crescimento ou tem o ritmo de crescimento lento pode ter alguma alteração hormonal. A baixa estatura precisa ser investigada e corretamente tratada pelo Endocrinologista Pediátrico. O tratamento iniciado no momento certo traz melhores resultados.

DRA_edited.png

TESTE DO PEZINHO

O teste do pezinho detecta doenças graves e que podem ser tratadas se forem diagnosticadas corretamente. 

Entre essas doenças, duas delas são cuidadas pelo Endocrinologista Pediátrico: o Hipotireoidismo congênito e a Hiperplasia Adrenal congênita.

Após avaliar o teste do pezinho, qualquer alteração precisa imediatamente ser avaliada para o adequado diagnóstico e início do tratamento. 

DRA_edited.png

ALTERAÇÕES DA TIREOIDE

Alterações da glândula tireoide podem acontecer desde o nascimento e em qualquer fase da infância e adolescência.

A falta de hormônio da tireoide, o hipotireoidismo, pode comprometer o desenvolvimento neurológico, o crescimento e o aprendizado. Causa lentificação do metabolismo.

O excesso dos hormônios da tireoide, o hipertireoidismo, causa agitação, tremor, aumento do volume do pescoço, dificuldade de aprendizado, problemas para dormir e perda de peso. 

Tanto o excesso como a falta do hormônio tireoideano precisam ser tratados pelo Endocrinologista Pediátrico.

DRA_edited.png

ALTA ESTATURA

Crianças altas podem ser o reflexo de pais altos - isso é o mais comum. O crescimento rápido também pode indicar outras doenças: puberdade precoce, excesso de hormônio tireoideano (o hipertireoidismo), excesso do hormônio de crescimento (GIgantismo) ou obesidade.

Doenças genéticas como Síndrome de Marfan, síndrome de Klinefelter e Síndrome de Sotos também podem causar alta estatura. 

A avaliação criteriosa pelo Endocrinologista Pediátrico é fundamental para avaliar crianças altas e crianças que estão crescendo muito rápido. 

_revixestetica (61).png

Consultório médico

Rua Tiradentes, 1200 - sala 106 - 10º andar

 Centro, Piracicaba/SP - CEP: 13400-765

Edifício Splendor Office

(19) 3052-0426

  • Instagram
icone_edited.png

© 2021 por IP Marketing Digital

bottom of page